DICAS

    Ao contratar um profissional dentro de qualquer especialidade certifique-se de que o profissional seja ele empresa ou autônomo estejam realmente aptos para realizar o serviço. A escolha de um bom profissional é muito importante para que você não tenha surpresa desagradável no final.
Como selecionar um bom profissional :
*Faça uma breve entrevista com ele, não tenha medo ou vergonha de perguntar quanto tempo ele desenvolve essa atividade.
*Quem foram seus últimos clientes, ligue e peça referência.
*Lembre-se, dê referências sinceras quando solicitadas.
"Nunca se esqueça, o mais barato nem sempre é o melhor negócio, por isso tente o melhor preço sem perder a qualidade final do seu produto ou de sua obra."

Dicas para contratação de mão de obra.

Dicas para contratação de mão de obra

CONTRATANDO A MÃO DE OBRA 
    Segue abaixo alguns cuidados importantes a serem tomados para uma boa contratação da mão de obra, evitando assim eventuais problemas na execução da obra.

 REFERÊNCIAS
    O mais importante na contratação da mão de obra para execução de uma casa são as referências. É com base nestas referências que você poderá evitar vários problemas. O interessante é que se obtenha pelo menos três referências de casas que o empreiteiro ou construtor já executou. Segue abaixo uma sugestão das informações que você poderá solicitar:

  • Endereço da obra;
  • Nome do proprietário;
  • Telefone do proprietário;
  • Tamanho da obra;
  •  Valor da mão de obra;
  •  Prazo de execução.

    Tão importante quanto pegar as referências é verificar as informações, portanto alguns cuidados deverão ser tomados. Ligar para o proprietário e verificar:

  • Se a obra foi executada dentro do prazo pré-estabelecido;
  • Se a obra foi executada dentro do custo contratado;
  • Se houveram custos extras na obra;
  • O valor dos custos extras.

    Tudo isso para saber se o empreiteiro cobra um preço justo pelos serviços adicionais, se aguarda o recebimento das etapas programadas ou fica pedindo adiantamentos e se atrasou a entrega da obra.  Visitar a obra para verificar:

  • Se a obra realmente existe;
  • Se o aspecto externo da obra é bom;
  • Se for possível a visita do interior da casa, verificar os acabamentos da casa como: assentamento do piso cerâmico e dos azulejos, acabamento das paredes (se não está ondulada), os encaixes e emendas do forro, fechamento das portas, existência de umidade nas paredes, alinhamento do telhado e dos beirais, entre outros.

EQUIPE DISPONÍVEL
    Verificar qual equipe o empreiteiro estará disponibilizando na obra, se ele trabalhará com apenas um ajudante, se ele tem outros profissionais que trabalham com ele, enfim, saber qual será a equipe de trabalho para que você possa acompanhar o desenvolvimento da equipe pré-estabelecida.

CONTRATO
    É importantíssimo firmar um contrato com o empreiteiro, evitando assim problemas futuros com o Ministério do Trabalho e com serviços extras.



Preenchimento do contrato
    Tão importante quanto o contrato, é a descrição dos serviços que o empreiteiro será responsável em executar. É bom verificar alguns tópicos junto com o empreiteiro para ver se estão ou não inclusos no contrato.

PAGAMENTOS
    No contrato deverão constar quais serão os pagamentos, seus valores e, principalmente, os serviços que o empreiteiro realizará em cada etapa. Quando do pagamento das etapas, é interessante ir junto com o empreiteiro na obra, verificar os serviços que foram executados nesta etapa, e somente após terem verificado os serviços é que deverá ser feito o pagamento.
    Desta forma evitam-se alguns problemas como: atraso de obra, correção prévia de alguns problemas executivos que poderão existir.

SERVIÇOS EXTRAS
    É algo quase que corriqueiro, o surgimento de serviços extras no decorrer da obra, e para se evitar transtornos para ambas as partes é essencial que se firme um "contrato extra". Mas antes de optar pela execução do serviço extra leve em conta o seguinte: existem serviços extras que podem ser executados após o término da 1° etapa da obra, neste caso deve-se optar pela sua execução somente após a conclusão dos serviços contratados primariamente. Verificando-se a urgência do serviço extra, deve-se fazer um "contrato extra" especificando todos os detalhes e acrescentando o tempo de execução deste serviço ao 1° contrato a fim de evitar-se atrasos na entrega da obra.


Ler mais: https://construfacil.webnode.com/products/dicas-para-contratacao/